As chapas de aço perfuradas onduladas formam uma máscara, a segunda fachada deste antigo galpão. As variações de cores realçadas pela mudança da luz produzem padrões em xadrez bem como os tons prata e dourado que reforçam a natureza versátil desta fachada.
Conceito 1:
O projeto de restauro de um antigo galpão na cidade de Tóquio possui os seguintes temas:
Meio ambiente: evitar a descarga de gás carbônico liberados na demolição e na construção de um novo edifício, optando-se então por reutilizar o galpão existente.
Natureza do lugar: desenvolver um projeto que seja o ponto central na formação de uma imagem baseada na região.
Com o intuito de assegurar a presença de luz e ventilação natural através de uma janela ao mesmo tempo em que proteja o interior em termos de segurança, o edifício foi envolvido por um painel de chapa metálica especialmente fabricado para este projeto. A resistência da estrutura foi assegurada através da fixação da ondulação a um painel. Além disso, a construção é protegida de impurezas e da chuva por meio da inserção de uma chapa no canto. Este desenho funciona sensivelmente em união ao ambiente natural que muda a todo o momento, fazendo surgir uma bela expressão como as ondas de uma superfície de água.
Conceito 2:
Quando se vive numa cidade, não é impossível sentir as pequenas mudanças naturais?
Quando se trata da madeira, uma mudança do vento pode ser percebida pelo som. Quando se trata do mar, a ausência de cor pode ser percebida pelo olhar. Posto isto, almejou-se uma arquitetura que fosse capaz de capturar estas simples mudanças naturais por meio dos sentidos. Este pequeno projeto teve este desafio.